SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1-2Inteligência emocional e relacionamento interpessoal: relato de intervenção com professores de nível médio técnico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MELO FILHO, Jamil Torquato de  e  FOGACA, Monalisa de Cássia. O câncer de mama em mulheres: um relato de experiência sob a perspectiva fenomenológica. Aletheia [online]. 2018, vol.51, n.1-2, pp. 202-212. ISSN 1413-0394.

Este estudo objetivou analisar o discurso de pacientes com câncer de mama do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher em São Caetano do Sul/SP, além de verificar a capacidade de resiliência por meio da Escala dos Pilares da Resiliência. Discutiu-se também sobre a formação da identidade acadêmico-profissional e capacidade analítico-perceptiva do estagiário de Psicologia frente às experiências proporcionadas por meio do relato de experiência. A faixa etária das entrevistadas variou entre 42 e 89 anos. Como resultado verificou-se discursos de muito pesar, abandono, pouca perspectiva futura e instabilidade emocional das pacientes quando se referiam à doença e o que esta lhes causa, evidenciando baixa resiliência. Tais resultados podem ajudar profissionais a (re)pensar a atenção, o cuidado e o acolhimento proporcionados às pacientes com câncer de mama em meio à rotina clínico hospitalar.

Palavras-chave : Câncer; Psico-oncologia; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License