SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue1Support and social network in the urban context: Perceptions of mothers of premature children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

OLIBONI, Samara Pereira et al. Prevalência do bullying entre alunos do ensino fundamental. Aletheia [online]. 2019, vol.52, n.1, pp. 08-21. ISSN 1413-0394.

Esse estudo objetivou conhecer a prevalência e os tipos de bullying entre estudantes do Ensino Fundamental. Participaram da investigação 406 alunos regularmente matriculados entre o 5º e o 9º ano de sete escolas públicas da região sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário autoaplicável cujos dados foram analisados no software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os resultados revelaram que 268 (66%) dos alunos estavam envolvidos com o bullying, sendo 195 (48%) vítimas e 73 (18%) agressores. Os locais de maior ocorrência foram as salas de aula (57,9%) e os recreios (39,4%). Os tipos mais praticados foram apelidar e xingar (58,9%) e incomodar (39,7%), sendo que as meninas estiveram mais envolvidas com o bullying. Os resultados indicam propagação da violência escolar e a necessidade de intervenções intersetoriais direcionadas para o empoderamento das vítimas de bullying, segundo os pressupostos da promoção da saúde.

Keywords : bullying; violência escolar; educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License