SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue1Support and social network in the urban context: Perceptions of mothers of premature childrenThe collective environment in early childhood education: The importance of recreation for the integral development of the child author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

FAVA, Mariana Caramore; ROCHA, Aline de Oliveira; BITTAR, Cléria Maria Lobo  and  TONELLO, Maria Georgina Marques. Percepções sobre uma prática de yoga: impactos no estresse diário e na saúde do trabalhador . Aletheia [online]. 2019, vol.52, n.1, pp. 37-49. ISSN 1413-0394.

O yoga é uma prática integrativa milenar e atualmente utilizada na Promoção da Saúde. Os objetivos desse estudo são verificar a alteração do nível de estresse percebido em função da prática de yoga e compreender quais percepções os trabalhadores tem sobre essa prática e seus impactos na saúde. O estudo foi realizado com oito trabalhadores de ambos os sexos e idade média ±42 anos. Para avaliar o estresse percebido utilizou-se a Escala de Percepção de Estresse - EPS10. Uma pergunta aberta foi utilizada para verificar as percepções dos trabalhadores. Foram realizadas 8 sessões de 30 minutos de yoga ao final de cada dia de trabalho. Os resultados mostraram que não houve alteração do nível de estresse percebido. As categorias de análise encontradas foram: benefícios para o corpo; benefícios para a mente; disposição ao final da aula. Os resultados qualitativos destacam os potenciais benefícios do yoga na saúde do trabalhador.

Keywords : Saúde do Trabalhador; Promoção da Saúde; Yoga.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License