SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número1Percepções sobre uma prática de yoga: impactos no estresse diário e na saúde do trabalhadorAdolescer no limiar: percepções de adolescentes do coletivo ProJovem sobre território usado e efetivação de direitos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

COUTO, Fernanda Maria do; COUTO, Daniela Paula do  y  BRUNHEROTTI, Marisa Afonso Andrade. O ambiente coletivo na educação infantil: a importância da recreação para o desenvolvimento integral da criança. Aletheia [online]. 2019, vol.52, n.1, pp. 50-65. ISSN 1413-0394.

Objetiva-se apresentar e discutir os resultados de um estudo de delineamento observacional, transversal e prospectivo que avaliou o ambiente coletivo educacional de crianças de idade entre 24 e 30 meses em centros educacionais infantis de uma cidade do interior de Minas Gerais, por meio da Escala de Avaliação de Ambientes para Bebês e Crianças Pequenas-Revisada. Os resultados apontam que a qualidade do ambiente educacional avaliado não é satisfatória. Essa realidade indica um problema já que um ambiente coletivo infantil adequado é essencial para que a atividade de brincar possa contribuir para o desenvolvimento integral da criança, como preconiza a Política Nacional de Promoção da Saúde. Conclui-se que diante de um ambiente educacional insatisfatório, é necessário um projeto de intervenção nesses centros educacionais que comtemple ações de promoção da saúde com atividades lúdicas orientadas por profissionais capacitados para garantir o desenvolvimento biopsicossocial de qualidade para as crianças.

Palabras clave : educação infantil; desenvolvimento infantil; recreação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License