SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número1Adolescer no limiar: percepções de adolescentes do coletivo ProJovem sobre território usado e efetivação de direitosDiferenças da qualidade de vida entre mulheres com alto e habitual risco gestacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

PEREIRA, Mônica Cecília Santana et al. Direito do consumidor às informações nos rótulos dos alimentos: perspectiva de profissionais envolvidos em políticas públicas. Aletheia [online]. 2019, vol.52, n.1, pp. 85-101. ISSN 1413-0394.

os rótulos podem contribuir para o exercício da autonomia decisória do cidadão na escolha de alimentos. Objetivou-se compreender a perspectiva de profissionais envolvidos em políticas públicas de alimentos sobre o direito do consumidor às informações nos rótulos de alimentos. Trata-se de uma pesquisa social do tipo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa que entrevistou, individualmente, 15 atores sociais dos setores público, incluindo o setor regulador; sociedade civil; industrial e academia e analisou memórias de reuniões do grupo de trabalho de revisão da rotulagem geral e nutricional. O resultado foi expresso em três categorias temáticas: "Rótulos dos alimentos: instrumento de informação e conscientização", "Rótulos dos alimentos versus propaganda", e "Rótulos dos alimentos e o Guia alimentar". As evidências produzidas podem apoiar profissionais que atuam direta ou indiretamente com o consumidor a elaborar estratégias que o auxiliem na escolha alimentar utilizando os rótulos dos alimentos, como instrumento de promoção da saúde.

Palavras-chave : Rótulos de alimentos; Promoção da saúde; Alimentação saudável.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License