SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número1Direito do consumidor às informações nos rótulos dos alimentos: perspectiva de profissionais envolvidos em políticas públicasQualidade de vida e burnout entre estudantes de medicina que vivenciam o método de Aprendizagem Baseada em Problemas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

CASTRO, Gisélia Gonçalves de et al. Diferenças da qualidade de vida entre mulheres com alto e habitual risco gestacional. Aletheia [online]. 2019, vol.52, n.1, pp. 102-115. ISSN 1413-0394.

As gestantes de alto risco necessitam de uma atenção especial dos profissionais de saúde para que complicações não se desenvolvam na gestação e parto. O objetivo do estudo foi comparar a qualidade de vida entre gestantes de alto risco (GAR) e de risco habitual (GRH). Trata- se de um estudo transversal que utilizou um questionário semiestruturado e o instrumento WHOQOLBref. A idade média das 46 participantes foi 28,2±5,7 anos, e 45,7% tinham GAR. As GAR se comparam as GRH, identificando serem casadas ou viverem em união estável (57,1% GAR; 88,8% GRH), possuírem ensino médio completo (33,3%; 52,0%) e não possuem atividade remunerada (38,1%; 36,0%). As GRH apresentaram maiores escores em todos os domínios quando comparadas às GRA, indicando apresentarem melhor qualidade de vida. É importante atentar-se para as várias modificações que a gestação pode acarretar às mulheres, a fim de conseguir atender as necessidades específicas de cada uma delas.

Palavras-chave : Qualidade de vida; Gestação; Alto Risco.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License