SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue1Differences in quality of life among women at high habitual riskAdolescents experiences who are victims of domestic violence and sheltered: Vulnerability and disaffiliation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

ANDRADE, Felipe Kaluf de et al. Qualidade de vida e burnout entre estudantes de medicina que vivenciam o método de Aprendizagem Baseada em Problemas. Aletheia [online]. 2019, vol.52, n.1, pp. 116-128. ISSN 1413-0394.

Este estudo transversal objetivou analisar qualidade de vida e sintomas da síndrome de burnout em estudantes de medicina que vivenciaram o método de aprendizagem baseada em problemas. Participaram 310 alunos entre o primeiro e o quarto ano de um curso de medicina de uma universidade privada. Na coleta de dados foram aplicados os instrumentos: WHOQOL-bref e Inventário de Burnout de Maslach - Student Survey. Os dados foram analisados estatisticamente. Foi encontrado um aumento da qualidade de vida com a progressão dos estudantes no curso e o sexo feminino referiu mais sintomatologia para o diagnóstico de burnout. Os resultados demonstraram correlação positiva no grupo estudado em relação à melhora da saúde mental e qualidade de vida. Essa perspectiva é importante para o debate no campo da promoção da saúde, principalmente ao se perceber as potencialidades do método para o engajamento em comportamentos relacionados à maior autonomia, empoderamento e escolhas saudáveis.

Keywords : Aprendizagem Baseada em Problemas; Qualidade de Vida; Esgotamento Profissional..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License