SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número1Vivências de adolescentes vítimas de violência doméstica e acolhidos institucionalmente: vulnerabilidade e desfiliaçãoViolências sexuais: vivências de adolescentes nos coletivos "ProJovem" em Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BARCELOS, Sérgio Cardoso et al. Esquemas de gênero de adolescentes do sexo feminino. Aletheia [online]. 2019, vol.52, n.1, pp. 142-150. ISSN 1413-0394.

Este estudo objetivou identificar os esquemas de gênero entre adolescentes do sexo feminino. Participaram 93 adolescentes do sexo feminino (idade média 16 anos), estudantes de uma escola de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional no estado de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio da aplicação do Inventário Feminino dos Esquemas de Gênero do Autoconceito que avalia fatores do esquema de gênero feminino (Sensualidade, Inferioridade e Ajustamento social) e masculino (Arrojamento, Egocentrismo e Negligência) em mulheres. Os dados foram analisados estatisticamente por Análises de Variância (ANOVA). Os resultados indicaram uma predominância do perfil de esquema de gênero isoesquemático (93,6%), demonstrando uma simetria entre os esquemas masculino e feminino. Os perfis de esquemas de gêneros se diferenciaram significativamente em relação ao Egocentrismo, Negligência, Ajuste Social e Sensualidade. São resultados importantes, pois a maioria dos estudos em esquema de gênero foca a população adulta.

Palavras-chave : Gênero; Perfil psicológico; Saúde da Mulher; Saúde do Adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License