SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue1Gender schemas of female adolescentsQuality of life and clothing: A literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

ARAGAO, Ailton de Souza et al. Violências sexuais: vivências de adolescentes nos coletivos "ProJovem" em Minas Gerais. Aletheia [online]. 2019, vol.52, n.1, pp. 151-165. ISSN 1413-0394.

A violência sexual impacta toda a sociedade, bem como os serviços de proteção. Objetivouse compreender as experiências de adolescentes frequentadores dos Coletivos "ProJovem" nos Centros de Referência e Assistência Social, de Uberaba/MG, Brasil acerca das violências sexuais vivenciadas em seus territórios. Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, com dados obtidos por Grupos Focais com 69 adolescentes, de ambos os sexos, de 12 a 17 anos, entre 2015 e 2016; analisou-se as narrativas com a análise de conteúdo temática. Emergiram quatro categorias: assédio sexual; a violência sexual intrafamiliar; os olhares sobre os violentadores; e o CRAS como lugar de proteção. A violência sexual está presente no cotidiano dos adolescentes e é vista de forma naturalizada, embora produza insegurança e mudanças nos hábitos, em especial, das meninas. Urge fortalecer as políticas de proteção social em sua face intersetorial aliada à capacitação dos profissionais, a fim de reduzir a vulnerabilidade social nesses territórios.

Keywords : Proteção social; Adolescentes; Violência sexual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License