SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número1Violências sexuais: vivências de adolescentes nos coletivos "ProJovem" em Minas GeraisO Teatro do Oprimido no enfrentamento do bullying: uma experiência com adolescentes escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

AGUIAR, Renan Nunes et al. Qualidade de vida e vestibulopatias: uma revisão da literatura. Aletheia [online]. 2019, vol.52, n.1, pp. 166-176. ISSN 1413-0394.

As anomalias presentes no sistema vestibular são caracterizadas como vestibulopatias, dentre estas podendo surgir sintomas como tontura e/ou vertigem. Objetivou-se verificar se a vestibulopatia afeta a qualidade de vida das pessoas. Foi realizado uma revisão integrativa da literatura, que no qual abrangeu uma busca de artigos publicados entre o período de 2010 a 2018 na base de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Foram identificados 208 resultados, dentre os quais nove artigos foram selecionados para compor esta revisão por terem atendidos os critérios de inclusão: estudos publicados em idiomas português, inglês ou espanhol, que apresentasse a combinação dos termos "vestibulopatia" AND "qualidade de vida" no título, palavras chaves ou resumo. Os resultados indicaram que pessoas com vestibulopatias apresentaram comprometimento em vários aspectos relacionados a sua qualidade vida, bem como que a vestibulopatia produz grande impacto social, pela capacidade de gerar incapacidade individual. Destaca-se ainda que o desequilíbrio físico pode gerar insegurança emocional e/ou psíquica. Esses fatos apontam para a necessidade de maior atenção no planejamento de políticas públicas de saúde voltadas para as condições desta população, devido ao surgimento de tais anomalias que impactam diretamente na qualidade de vida do indivíduo.

Palavras-chave : Orelha Interna; Qualidade de vida; Reabilitação; Vestibulopatia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License