SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número1Qualidade de vida e vestibulopatias: uma revisão da literaturaPromoção da saúde da criança escolar e a identificação de determinantes sociais: relato de experiência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

ALENCASTRO, Lidiane Cristina da Silva; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de  y  SILVA, Marta Angélica Iossi. O Teatro do Oprimido no enfrentamento do bullying: uma experiência com adolescentes escolares. Aletheia [online]. 2019, vol.52, n.1, pp. 177-188. ISSN 1413-0394.

O bullying escolar representa um fator vulnerabilizante para o processo adolescer, motivando impactos nos âmbitos físicos, psicológicos, sociais e de aprendizagem, em que os profissionais da saúde se apresentam como importantes atores nas práticas de promoção da saúde, de combate e enfrentamento deste fenômeno. O objetivo do estudo é descrever a experiência de implementação de uma intervenção, com o Teatro do Oprimido, para combater e auxiliar o enfrentamento do bullying entre adolescentes escolares, na perspectiva da promoção da saúde. A intervenção foi realizada com 136 adolescentes do 1º Ano do Ensino Médio de uma escola de Cuiabá- MT. O corpus da experiência foi sistematizado a partir de impressões registradas em anotações diárias, durante a intervenção, composta por jogos teatrais e um Teatro-Fórum. A experiência na intervenção demonstrou que a estratégia auxilia na abordagem do bullying entre os adolescentes e pode ser utilizada de forma intersetorial pela área da saúde nas escolas.

Palabras clave : bullying; Adolescentes; Saúde escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License