SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue1The Theater of the Oppressed in coping with bullying: An experience with school adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

ARAGAO, Ailton de Souza et al. Promoção da saúde da criança escolar e a identificação de determinantes sociais: relato de experiência. Aletheia [online]. 2019, vol.52, n.1, pp. 189-199. ISSN 1413-0394.

Este estudo tem como objetivo descrever e discutir atividades de promoção de saúde realizadas junto a escolares com idades entre oito e dez anos de uma escola pública em um município mineiro. As práticas foram realizadas por estudantes dos cursos de Terapia Ocupacional, Educação Física e Nutrição no período de fevereiro de 2017 a julho de 2018, três vezes por semana. Elas consistiam em estratégias lúdicas e no emprego de tecnologias leves capazes de promover acolhimento e incentivar a expressão das crianças, possibilitando a investigação dos determinantes sociais de saúde (DSS) que permeavam suas comunidades e estilos de vida. Destacaram-se dentre os DSS: diversidade de configurações familiares, rede comunitária proximal e informal ampla; subemprego, analfabetismo, acesso descontínuo a serviços públicos, violência doméstica, distanciamento da escola e alimentação inadequada. Neste cenário, a promoção da saúde dos escolares demanda comprometimento institucional amplo, envolvimento das famílias e sensibilização das crianças para o autocuidado.

Keywords : Promoção da saúde na escola; Determinantes sociais de saúde; Ensino superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License