SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue2CAPS professional profile and training and the understanding of mental disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

KUSIAK, Glenda dos Santos; MELLO, Luana Thereza Nesi de  and  ANDRETTA, Ilana. Empatia e práticas parentais: a importância dos pais se colocarem no lugar dos filhos. Aletheia [online]. 2019, vol.52, n.2, pp. 1-13. ISSN 1413-0394.

A empatia está ligada à aproximação afetiva, menor utilização de comportamentos agressivos e melhores condições de saúde mental, apontada de forma positiva às práticas parentais (PP). Objetivou-se identificar a associação entre empatia dos pais e as PP utilizadas pelos mesmos na educação dos filhos, em 231 pais e mães de diversos estados brasileiros. Responderam online, ao Questionário Sociodemográfico, à Escala de Práticas Parentais (EPP) e Inventário de Empatia (IE). Os resultados mostraram que a tomada de perspectiva esteve associada com o apoio emocional, incentivo à autonomia, intrusividade e supervisão do comportamento; a sensibilidade afetiva associou-se com o apoio emocional e supervisão do comportamento. Entretanto, flexibilidade interpessoal se correlacionou negativamente com todos os fatores da EPP e, também, com a escala total. Os resultados demonstram que baixos escores no IE, principalmente relacionada à regulação emocional dos pais, indicam que os mesmos se veem menos engajados em PP saudáveis.

Keywords : Empatia; Práticas parentais; Estilos parentais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License