SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número2Empatia e práticas parentais: a importância dos pais se colocarem no lugar dos filhosSentidos de ser mulher cuidadora de um familiar com transtorno mental grave na região Amazônica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BOGO, Mariane Santos Janczeski  e  CHAPADEIRO, Cibele Alves. Perfil e formação do profissional do CAPS e sua compreensão do transtorno mental. Aletheia [online]. 2019, vol.52, n.2, pp. 21-35. ISSN 1413-0394.

A Reforma Psiquiátrica brasileira vem produzindo mudanças na compreensão e cuidado aos indivíduos com transtornos mentais, sendo o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) o serviço responsável pelo atendimento desses sujeitos. Essa pesquisa busca compreender como é o perfil dos profissionais que atuam no CAPS e o entendimento dos mesmos sobre o transtorno mental, sua evolução e frequência. Foram realizadas entrevistas com profissionais de nível superior. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo de Bardin, das quais originou 3 categorias. Os resultados mostraram que todos os profissionais possuem especializações. Acreditam que o sofrimento mental é complexo, anunciando algo que muitas vezes não é dito e revelado, como porta-voz da sociedade. Os transtornos mais frequentes são o transtorno bipolar, os de personalidade e do espectro da esquizofrenia. O perfil e atuação desses profissionais demonstram que a Reforma Psiquiátrica tem sido efetiva nesse CAPS.

Palavras-chave : Profissional de saúde; Formação Profissional; Transtornos mentais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License