SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número2Perfil e formação do profissional do CAPS e sua compreensão do transtorno mentalPrevalência de distúrbios do sono e fatores associados em crianças de 0 a 3 anos de um bairro do sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

FERREIRA, Dayane Fernandes; AHNERTH, Neli Machado de Souza  e  BATISTA, Eraldo Carlos. Sentidos de ser mulher cuidadora de um familiar com transtorno mental grave na região Amazônica. Aletheia [online]. 2019, vol.52, n.2, pp. 36-51. ISSN 1413-0394.

Neste estudo objetivou-se compreender os sentidos produzidos sobre o papel de cuidadora de um familiar em sofrimento mental grave. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com seis mulheres de um município do interior de Rondônia. As informações foram obtidas através de entrevistas semiestruturadas e analisadas por meio da técnica de Análise do Discurso sob a perspectiva do construcionismo social. Das entrevistas emergiram os seguintes repertórios interpretativos: a) a construção social do cuidado como função feminina; b) a sobrecarga familiar da mulher cuidadora; e c) a fé como fonte de alívio do sofrimento. Os resultados mostraram que, ao assumir o papel de cuidadora do familiar em tratamento psiquiátrico, a mulher deixa de exercer suas atividades profissionais, abdica da vida social e convive diariamente com uma sobrecarga física e emocional. Mesmo após a evolução dos papéis sociais exercidos por homens e mulheres, as estratégias de cuidado continuam a fundamentar-se na figura feminina.

Palavras-chave : Cuidado; Sofrimento mental; Mulher.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License