SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue2The significance of being a woman caregiving a family member with severe mental disorder in the Amazon regionAttention Deficit/Dyperactivity Disorder (ADHD): An eye towards parents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

NUDELMANN, Mateus Martins  and  VIVIAN, Aline Groff. Prevalência de distúrbios do sono e fatores associados em crianças de 0 a 3 anos de um bairro do sul do Brasil. Aletheia [online]. 2019, vol.52, n.2, pp. 52-66. ISSN 1413-0394.

O objetivo do presente estudo foi verificar a prevalência de distúrbios do sono em crianças de 0 a 3 anos e respectivos fatores associados. Trata-se de um estudo transversal, no qual foram avaliados 47 bebês da Vila União Operária, em Canoas/RS. Os dados foram coletados nas residências das famílias, onde os responsáveis responderam a um questionário sobre distúrbios do sono. A prevalência de distúrbio de sono referido em bebês foi 40,4% e os fatores associados foram: bebês que têm dificuldade para iniciar o sono mais frequentemente, mães com falta de apoio nos cuidados do bebê, com falta de apetite, que dormem mal, com perda de interesse pelas coisas, que cansam com facilidade e com suspeita de Transtorno Mental Comum (TMC). A falta apoio das mães nos cuidados dos seus filhos e a saúde mental materna são fatores associados com distúrbio de sono em bebês.

Keywords : Distúrbios do Sono; Bebês; Fatores Associados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License