SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número2Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH): Um olhar voltado para os paisExpectativas e crenças pessoais acerca do uso álcool entre população de internados e não internados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SILVEIRA, Cláudia Lilian Witt da; HENN, Ruth Liane  e  GONCALVES, Tonantzin Ribeiro. Alimentação saudável na infância: representações sociais de famílias e crianças em idade escolar. Aletheia [online]. 2019, vol.52, n.2, pp. 80-95. ISSN 1413-0394.

O estudo investigou as representações sociais sobre alimentação saudável de famílias e crianças em idade escolar. Foi um estudo de casos múltiplos, com entrevistas semiestruturadas e desenhos. Participaram oito famílias de classe socioeconômica média e baixa, cinco com condições de segurança e três de insegurança alimentar. A análise revelou que a alimentação do campo, na infância dos pais, foi uma época difícil, porém, considerada mais saudável. Embora as famílias expressassem concepções normatizadas de alimentação saudável, várias forças, proximais e distais, tencionavam suas práticas atuais em outra direção. O acesso fácil a alimentos pouco saudáveis e as restrições financeiras, se somavam a vida corrida das famílias e a significados prazerosos associados as "porcarias/besteiras" como modo de sair da rotina. Os achados apontam que as representações sobre alimentação saudável abarcam diferentes contextos de sociabilidade da criança e são atravessados pelo contexto histórico e cultural das famílias, desafiando noções baseadas no conhecimento formal.

Palavras-chave : Hábitos Alimentares; Estudantes; Representação social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License