SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número2Alimentação saudável na infância: representações sociais de famílias e crianças em idade escolarPercepção de saúde e felicidade entre trabalhadores da Estratégia Saúde da Família de um município do sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

FERRONATTO, Felipe Gonçalves  e  OLIVEIRA, Margareth da Silva. Expectativas e crenças pessoais acerca do uso álcool entre população de internados e não internados. Aletheia [online]. 2019, vol.52, n.2, pp. 97-106. ISSN 1413-0394.

O álcool é a droga mais utilizada no mundo, sendo causa de doenças, violência e mortes. A compreensão das expectativas e crenças em relação ao seu consumo, precedem seu uso, com isso, este artigo objetivou comparar as crenças e expectativas do uso do álcool em usuários internados (UI) e usuários não internados (UNI). Foram avaliados 130 casos utilizando uma Ficha de Dados Pessoais, o Inventário de Expectativas e Crenças Pessoais Acerca do Álcool- IECPA e o Teste de Identificação de Desordens devido ao uso do Álcool- AUDIT. Os resultados apontaram para uma maior prevalência de crenças e expectativas no grupo UI, denotando ser um grupo mais frágil em relação ao consumo de álcool. O presente estudo aponta para a importância do planejamento de prevenções e tratamentos considerando as diferentes crenças dos sujeitos.

Palavras-chave : Transtorno por Uso do Álcool; IECPA; Crenças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License