SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número2Expectativas e crenças pessoais acerca do uso álcool entre população de internados e não internadosModalidades de Expressão dos Jovens Gamers nas Redes Sociais Digitais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SOUZA, Aline Santos de et al. Percepção de saúde e felicidade entre trabalhadores da Estratégia Saúde da Família de um município do sul do Brasil. Aletheia [online]. 2019, vol.52, n.2, pp. 108-121. ISSN 1413-0394.

A Atenção Básica em Saúde é um campo no qual a saúde do trabalhador adquire especial relevância por repercutir na qualidade do serviço prestado aos usuários e comunidades. O objetivo deste estudo qualitativo descritivo foi conhecer a percepção de saúde e felicidade de trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família de município do Sul do Brasil. Foram entrevistados 60 trabalhadores da saúde, entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015. Utilizou-se a análise de conteúdo temática. A saúde foi referida como bem-estar, trabalho, família, autocuidado e atividade e a felicidade relacionada a viver bem a vida, paz, lazer, trabalho e família. Os entrevistados apontaram que saúde e felicidade são aspectos inter-relacionados. Os resultados revelam a necessidade de ações, desde o nível individual, até o de políticas públicas que impactem na qualidade de vida dos trabalhadores da Atenção Básica em Saúde.

Palavras-chave : saúde; felicidade; trabalhadores da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License