SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número2Modalidades de Expressão dos Jovens Gamers nas Redes Sociais DigitaisContratransferência: origem, evolução histórica do conceito e aplicabilidade clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BIELENKI, Cláudia Rosana Zaccani et al. Sexualidade na adolescência em tempos de Aids: um estudo com escolares. Aletheia [online]. 2019, vol.52, n.2, pp. 135-146. ISSN 1413-0394.

Este trabalho objetiva investigar o conhecimento, atitudes e comportamentos relacionados à sexualidade dos adolescentes de escolas públicas de Canoas/RS. Uma amostra de 1091 estudantes de 12 a 19 anos responderam questionários autoaplicados sobre sexualidade, abuso sexual, gravidez, DST/AIDS. Cerca de 45% dos adolescentes já tiveram relação sexual. A idade média da primeira relação foi 14 anos para rapazes e 14,6 anos para moças. O preservativo foi usado na primeira relação sexual por 80,6% dos estudantes. Os adolescentes gostariam de aprender mais sobre sexualidade, sendo que moças gostariam de aprender mais que rapazes. Quanto à percepção da vulnerabilidade para HIV/AIDS, 54% dos rapazes acha quase impossível contrair a doença, enquanto que nas moças esse número sobe para 71,0%. Houve 5,6% de história de gravidez e 2,7% de história de abuso sexual. Apesar de um aumento no uso do preservativo, os resultados embasam intervenções para aumentar o sexo mais seguro entre adolescentes.

Palavras-chave : Sexualidade; AIDS; Comportamento do Adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License