SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue2Sexuality in adolescence in times of AIDS: a study with schoolchildrenContributions and Main Interventions of Cognitive-Behavioral Therapy in the Treatment of Bipolar Disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

SANCHEZ, Lívia Fração  and  SERRALTA, Fernanda Barcellos. Contratransferência: origem, evolução histórica do conceito e aplicabilidade clínica. Aletheia [online]. 2019, vol.52, n.2, pp. 147-156. ISSN 1413-0394.

O conceito da contratransferência (CT) talvez seja um dos mais controversos da técnica psicanalítica. De obstáculo ao tratamento à ferramenta importante para a compreensão dos pacientes, a CT é atualmente considerada por muitos autores imprescindível à técnica psicanalítica. O presente trabalho tem como objetivo revisar a origem, evolução conceitual, manejo e aplicabilidade clínica da CT na psicoterapia psicanalítica de adulto. Para isso, foi realizada uma revisão narrativa da literatura a respeito dessa temática, com consulta a autores clássicos e estudos empíricos sobre o tema. Conclui-se que, apesar da evidente evolução e metamorfose da CT, ainda há questões abertas e divergências, entre os teóricos, em relação ao seu manejo e sua aplicabilidade clínica, o que reforça a necessidade de mais estudo sobre o tema a fim de preencher tais lacunas.

Keywords : Psicanálise; Psicoterapia psicanalítica; Contratransferência; Psychoanalysis; Psychoanalytic psychotherapy; Countertransference.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License