SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue2Violence against women in Brazilian rural areas: an integrative reviewIntervention based on a protocol of cognitive behavioral therapy: an account of experience with children in the school environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

TANIZAKA, Hugo et al. Psicologia e a Atuação Intersetorial na Infância e Juventude: Gênero, violência e laços familiares. Aletheia [online]. 2019, vol.52, n.2, pp. 179-191. ISSN 1413-0394.

Este artigo se trata de um Relato de Experiência sobre a atuação do profissional de psicologia em interface com a rede intersetorial, especificamente, com uma adolescente transgênera acolhida em Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes. Esta medida protetiva se deu em decorrência da mesma ter sido aliciada por um grupo de exploração sexual em seu estado natal, tendo sido separada de sua família e trazida para São Paulo para atuar como profissional do sexo. Este trabalho versa sobre a atuação em rede de profissionais atuantes em todas as esferas que gravitam o entorno deste caso: saúde, direito e assistência. Por fim, o artigo pretende apontar possibilidades de articular a rede intersetorial de formas éticas e eficazes que resultam diretamente na garantia e manutenção dos direitos tangentes à infância e juventude. Palavras-chave: Adolescente transgênera; Acolhimento institucional; Rede intersetorial.

Keywords : Transgendered adolescent; Institutional foster care services; Intersectional network.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License