SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número2Intervenção baseada em um protocolo de terapia cognitivo comportamental: um relato de experiência com crianças no ambiente escolarTreinamento em habilidades sociais: resultados de uma intervenção grupal no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SILVA, Fernanda Marques da et al. Percepções sobre Organizações Familiares com alunos (as) do Ensino Fundamental no Município de Canoas/RS - Um relato de Experiência. Aletheia [online]. 2019, vol.52, n.2, pp. 205-214. ISSN 1413-0394.

As definições de família se originaram sob a influência de diversos aspectos sociais e culturais, estes são instáveis e modificáveis ao longo do tempo. Os bolsistas do Programa de Iniciação à Docência, do curso de Ciências Biológicas (PIBID), realizaram uma pesquisa em uma escola pública do município de Canoas/RS, no ano de 2016, com o objetivo de compreender as percepções de família dos educandos e promover o debate sobre as novas organizações familiares. Para coleta de dados foram realizados desenhos da família e roda de conversa. Os desenhos revelaram a existência de diferentes configurações familiares, tanto do modelo tradicional quanto do modelo de família monoparental. Foi observada a concepção de família quanto à convivência, à rede de parentes que se relacionam e também à qualidade da relação. A percepção das crianças sobre a família pode ajudar educadores a entender como o sistema familiar pode influenciar a percepção do mundo.

Palavras-chave : Família; Desenho; Criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License