SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue2Perceptions about Family Organization with Elementary School Students in the Municipality of Canoas / RS - An Experience Report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

WAGNER, Marcia Fortes; DALBOSCO, Simone Nenê Portela; WAHL, Suzi Darli Zanchett  and  CECCONELLO, William Weber. Treinamento em habilidades sociais: resultados de uma intervenção grupal no ensino superiorSocial skills training: results of a group intervention in higher education. Aletheia [online]. 2019, vol.52, n.2, pp. 215-224. ISSN 1413-0394.

O estudo tem por objetivo descrever o resultado de uma intervenção grupal de Treinamento em Habilidades Sociais (THS) com estudantes de graduação que apresentavam repertório deficitário de habilidades sociais e sintomas de ansiedade social, bem como investigar sintomas depressivos e de ansiedade em geral. A amostra foi composta por 22 estudantes e os instrumentos foram o Questionário de Ansiedade Social para Adultos (CASO) e as Escalas Beck de Depressão (BDI) e de Ansiedade (BAI). Os dados pós-intervenção do CASO mostraram diferenças no escore total e nos 5 fatores, em comparação com a avaliação inicial, em especial no fator 1- falar em público e interação com pessoas em posição de autoridade, bem como diminuição dos escores de sintomas depressivos e de ansiedade. Os resultados sugerem que o THS é uma intervenção que pode trazer benefÍcios aos participantes, com melhoras na interação grupal e no aumento da assertividade em situações difíceis.

Keywords : relações interpessoais; habilidades sociais; ensino superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License