SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número1Revisão Integrativa: Hipotermia não intencional com a incorporação de evidências na prática clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

STEIN, Fernanda Schommer; SIMIONATO, Renata  e  SCHNEIDER, Daniela da Silva. Transcendendo fronteiras: experiência de enfermeiras brasileiras em Portugal. Aletheia [online]. 2020, vol.53, n.1, pp. 07-12. ISSN 1413-0394.

Introdução: Programas de residência multiprofissional em saúde, no Brasil, oportunizam a formação de profissionais enfermeiros nos ambientes em que se realiza saúde. Transcender a realidade de saúde, ao possibilitar mobilização internacional, contribui para o desenvolvimento acadêmico-profissional. Objetiva-se descrever a experiência de enfermeiras em um hospital de Portugal. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de enfermeiras residentes em relação a um período de estágio internacional. Resultados e discussão: Pode-se observar diversas diferenças entre os papéis realizados por profissionais enfermeiros no Brasil e em Portugal. Além disso, a organização da categoria e suas rotinas de trabalho também divergem da brasileira. Considerações finais: Oportunizar experiências internacionais implica em ampliação de horizontes culturais e técnicos e desenvolvimento de pensamento crítico-reflexivo.

Palavras-chave : Enfermagem; Especialização; Intercâmbio Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License