SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número1Transcendendo fronteiras: experiência de enfermeiras brasileiras em PortugalAnsiedade e compulsão alimentar em pacientes candidatos à cirurgia bariátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

CUNHA, Roberta Gnatkowski Bauer; GUIMARAES, Solange Machado; SCHNEIDER, Daniela da Silva  e  BONGIORNI, Gianise Toboliski. Revisão Integrativa: Hipotermia não intencional com a incorporação de evidências na prática clínica. Aletheia [online]. 2020, vol.53, n.1, pp. 13-28. ISSN 1413-0394.

Objetivo: Sintetizar as publicações sobre a temática da hipotermia não intencional, que permite a incorporação de evidências na prática clinica. Objetivos específicos: Classificar os níveis de evidência nos achados dos estudos sobre hipotermia não intencional e relacionar as intervenções para normotermia descrita nos estudos conforme a ASPAN. Método: Trata-se de uma revisão de literatura integrativa, cuja busca dos artigos foi realizada nas bases de dados Scielo, Portal CAPES, EBSCO host,em periódicos publicados entre os anos 2013 á 2017. Resultados: Foram analisados 16 artigos científicos e obtidas as intervenções utilizadas para a prevenção da hipotermia não planejada,identificaram-seos níveis de evidências dos estudos com base no referencial metodológico adotado daescala de I a VI e a classificação e níveis conforme as diretrizes da ASPAN. Conclusão: O estudo em questão mostra que os métodos de prevenção da hipotermia devem ser adotados conforme as normas, diretrizes e recomendações organizacionais.

Palavras-chave : Hipotermia Perioperatório; Enfermagem Cirurgia; Anestesia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License