SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número1Revisão Integrativa: Hipotermia não intencional com a incorporação de evidências na prática clínicaAnálise de erros de prescrição de morfina e tramadol em idosos: uma proposta de melhorias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BIRCK, Camila Chiarelli  e  SOUZA, Fernanda Pasquoto de. Ansiedade e compulsão alimentar em pacientes candidatos à cirurgia bariátrica. Aletheia [online]. 2020, vol.53, n.1, pp. 29-41. ISSN 1413-0394.

A cirurgia bariátrica é conhecida como cirurgia de obesidade ou redução de estômago. Fatores psíquicos influenciam nos hábitos alimentares dos pacientes, podendo impedir o sucesso da intervenção. Este trabalho teve como objetivo geral verificar a prevalência de compulsão alimentar em pacientes candidatos a cirurgia bariátrica, utilizando questionário sociodemográfico, Escala de Compulsão Alimentar (ECAP) e Escala de Ansiedade Hamilton. Dentre 109 entrevistados, salientase os resultados:27,5% dos entrevistados com nível de ansiedade severa e82,6% sem sintomas de compulsão alimentar. Destaca-se atenção aos pacientes do sexo feminino, sendo o público que mais buscou a cirurgia e apresentou maiores níveis de ansiedade. Pontua-se que compulsão e ansiedade devem ser analisadas e trabalhadas, auxiliando no preparo para cirurgia. Sugerem-se estudos futuros ampliando a amostra e investigando outros fatores emocionais que influenciam na obesidade, relacionando-os.

Palavras-chave : Compulsão alimentar; Ansiedade; Cirurgia bariátrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License