SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número1Análise de erros de prescrição de morfina e tramadol em idosos: uma proposta de melhoriasMapeamento da rede de atenção à saúde bucal da região metropolitana de Porto Alegre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SANTOS, Priscila Paula dos et al. Efeito agudo da fisioterapia durante hemodi»lise em pacientes internados no hospital universit»rio de canoas: um ensaio clTnico randomizado cruzado. Aletheia [online]. 2020, vol.53, n.1, pp. 56-67. ISSN 1413-0394.

Introdu_No: A hemodi»lise (HD) + o tratamento utilizado para insuficirncia renal aguda (IRA). Objetivo: Verificar o efeito da fisioterapia durante a HD no fluxo sanguTneo (FS) do sistema dialTtico, sinais vitais, ea seguran_a da sua realiza_No.M+todos: Ensaio clTnico randomizado cruzado, com pacientes dialTticos internados no Hospital Universit»rio de Canoasentre2017e 2018. Foram randomizados em: Grupo I - atendimento durante a HD; e Grupo II - atendimento antes da HD. Na segunda HD houve o cruzamento.Resultados: Estudou-se 26 indivTduos.Houve intercorrrncias nos momentos avaliados, exceto durante a fisioterapia, com diferen_a significativa entre os grupos (p=0,025). O grupo I manteve oFSest»vel na m»quina de HD (p=0,649).Houve eleva_Noda frequrncia cardTaca (FC) (p=0,004) e satura_No perif+rica de oxigrnio (SpO2) (p<0,001). No grupo II houve aumento significativoda FC (p=0,009). ConclusNo: Os resultados sugerem seguran_a e viabilidadena realiza_No da fisioterapiadurante a HD nos pacientes hospitalizados.

Palavras-chave : Fisioterapia; Hemodi»lise; Insuficirncia Renal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License