SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número1Efeito agudo da fisioterapia durante hemodi»lise em pacientes internados no hospital universit»rio de canoas: um ensaio clTnico randomizado cruzadoA triagem neonatal na rede de atenção básica à saúde no município de Canoas/RS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SOARES, Rafaella Zappe et al. Mapeamento da rede de atenção à saúde bucal da região metropolitana de Porto Alegre. Aletheia [online]. 2020, vol.53, n.1, pp. 68-83. ISSN 1413-0394.

O objetivo da pesquisa foi identificar a organização dos serviços de atenção à saúde bucal, na perspectiva das Redes de Atenção à Saúde, dos municípios da região metropolitana de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa transversal de caráter descritivo. Foi realizado um censo entre as equipes de saúde bucal que participaram do segundo ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Neste estudo, foram inseridas 125 equipes de saúde bucal da região metropolitana de Porto Alegre. Foi observado desempenho regular no programa, por supremacia das equipes de saúde bucal. O município de Gravataí apresentou as melhores estimativas de desempenho entre os avaliados no estudo. Com a realização deste mapeamento pode-se concluir que a rede de atenção à saúde bucal da região metropolitana de Porto Alegre está fortalecida quanto aos princípios ordenadores da atenção básica.

Palavras-chave : Saúde bucal; avaliação em saúde; estratégia saúde da família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License