SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número1Mapeamento da rede de atenção à saúde bucal da região metropolitana de Porto AlegrePanorama do parto e nascimento do município de Canoas/RS no ano de 2017 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

FERRI, Scheila; FIGUEIREDO, Maria Renita Burg  e  CAMARGO, Miria Elisabete Bairros de. A triagem neonatal na rede de atenção básica à saúde no município de Canoas/RS. Aletheia [online]. 2020, vol.53, n.1, pp. 84-92. ISSN 1413-0394.

Objetivos: avaliar a realização da Triagem Neonatal através do SUS nas crianças do município de Canoas/RS, no ano de 2016. Metodologia: estudo descritivo, transversal, quantitativo, constituído por 3.920 recém-nascidos do município que realizaram a TN no SUS. Para a coleta de dados, utilizaram-se as fichas de controle das crianças, que são armazenadas em forma de tabela no Programa Excel da Política de Saúde da Criança da Secretaria de Saúde do município. Os dados foram analisados no SPSS 21.0 através do Teste Qui-Quadrado (nível de significância 5%). Resultados: verificou-se que 84,7% dos exames foram realizados entre o 3º e 5º dia de vida e o principal motivo pelo atraso da coleta foi devido à falta de informação (4,3%). Conclusão: O Teste do Pezinho ocorreu em sua maioria no período preconizado pelo Ministério da Saúde, porém as coletas realizadas em atraso foram devido a falta de informação.

Palavras-chave : Triagem neonatal; Recém-nascido; Saúde pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License