SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número1A triagem neonatal na rede de atenção básica à saúde no município de Canoas/RSPercepção de saúde de uma população quilombola localizada em região urbana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SCHOEN, Andressa dos Santos  e  CAMARGO, Miria Elisabete Bairros de. Panorama do parto e nascimento do município de Canoas/RS no ano de 2017. Aletheia [online]. 2020, vol.53, n.1, pp. 93-108. ISSN 1413-0394.

O parto e nascimento passarampor mudanças importantes ao longo do tempo, tornaram-se acontecimentos transformadores na vida de mulheres e bebês. O objetivo foi identificar o número de partos ocorridos por cesariana e parto normal, traçar o perfil das mulheres-mães, bem como conhecer as condições de nascimentos dos bebês, de mães residentes no município de Canoas/RS,em 2017. Trata-se de um estudo descritivo, comparativo, com abordagem quantitativa. Foram analisadas 3.143 Declarações de Nascidos Vivos (DNV) do ano de 2017, dessas, 1.227 (39,1%) foram de partos cesarianas e 1.916 (60,9%)departos vaginais. Predominou um perfil de mulheres com idade entre 19 e 30 anos, brancas, solteiras e com ensino médio completo nos dois tipos de partos. O conhecimento das características de uma população é de fundamental importância para planejareimplementarestratégias efetivas para melhoria das condições de saúde da população alvo.

Palavras-chave : Cesariana; Parto Normal; Gestação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License