SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número1Panorama do parto e nascimento do município de Canoas/RS no ano de 2017Avaliação do autocuidado na adesão do tratamento em pacientes usuários de insulinas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

ROSA, Luiz Gustavo Fernandes da  e  ARAUJO, Mitiyo Shoji. Percepção de saúde de uma população quilombola localizada em região urbana. Aletheia [online]. 2020, vol.53, n.1, pp. 109-120. ISSN 1413-0394.

Este estudo objetivou compreender a percepção de saúde por uma população remanescente de quilombolas do município de Canoas/RS. Teve abordagem qualitativa, com amostra de 12 pessoas adultas residentes na Comunidade Chácara das Rosas, submetidas à entrevista semiestruturada, seguida de análise de conteúdos na modalidade temática operacionalmente proposta por Minayo. Revelaram-se três categorias centrais: Processo saúde-doença e autocuidado sob a ótica da realidade quilombola; Fatores individuais e sócio ambientais determinantes do processo saúde doença; Sistema social e de assistência à saúde ineficientes associados ao reduzido empoderamento para o exercício do direito de saúde. Constatou-se a existência da percepção distorcida de saúde, doença e autocuidado, além de determinantes sociais de saúde relacionados ao ambiente urbano, desinteresse social e ineficiência do setor saúde para o atendimento do grupo étnico e desconhecimento dos quilombolas em relação à Política Nacional de Saúde Integral da População Negra com reduzida participação em espaços de controle social.

Palavras-chave : Percepção; Saúde; Grupo com ancestrais do continente africano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License