SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número1Percepção de saúde de uma população quilombola localizada em região urbanaAnálise do rastreamento oportuno da sífilis no pré-natal de baixo risco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

WTODARSKI, Loreine; FERNANDES, Denise Aguiar  e  BRANDALISE, Mariana. Avaliação do autocuidado na adesão do tratamento em pacientes usuários de insulinas. Aletheia [online]. 2020, vol.53, n.1, pp. 121-132. ISSN 1413-0394.

O tratamento do diabetes constituí em alterações no estilo de vida, através de atividades físicas, hábitos alimentares e quando necessário uso de medicamentos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o autocuidado de pacientes com diabetes mellitus em uso de insulina. O estudo teve uma abordagem exploratória, descritiva, quantitativa, realizada através do Questionário de Atividades de Autocuidado com o Diabetes (QAD). A maioria dos entrevistados (40) foram mulheres, entre 50 a 59 anos, casadas, aposentadas e autodeclaradas brancos. O item que apresentou menor aderência foi a realização de atividade física e o de maior aderência foi a utilização dos medicamentos. Concluímos que a aderência ao autocuidado ainda é baixa, por ser pouco entendida pelos pacientes. A educação em saúde é uma ferramenta importante para compreender a doença e entender a importância de realizar um tratamento completo. A realização do acompanhamento por uma equipe multiprofissional, traz uma abordagem mais abrangente e efetiva.

Palavras-chave : diabetes mellitus; Autocuidado; farmacêutico insulina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License