SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número1Avaliação do autocuidado na adesão do tratamento em pacientes usuários de insulinasPsicologia e o cuidado hospitalar: explorando as subjetividades no território da alta complexidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

ROSA, Luiz Gustavo Fernandes da et al. Análise do rastreamento oportuno da sífilis no pré-natal de baixo risco. Aletheia [online]. 2020, vol.53, n.1, pp. 133-145. ISSN 1413-0394.

Este estudo teve como objetivo analisar a oferta oportuna do rastreamento da sífilis durante a gestação, no primeiro e terceiro trimestre. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, transversal e descritivo, realizado com base em 41 registros de gestantes acompanhadas no Prénatal de baixo risco da Unidade Básica de Saúde União, entre junho de 2016 e junho de 2017. Observou-se que os enfermeiros solicitaram mais frequentemente o Teste Rápido - TR em 65,9% e o exame de VDRL em 46,3%, no primeiro trimestre, enquanto no terceiro trimestre os médicos solicitaram o TR em 26,8% e VDRL em 63,4%. Os TR apresentaram-se reagentes em 4,88% no primeiro trimestre, enquanto o VDRL apresentou-se regente em 2,44% neste mesmo período e, em 4,88% no terceiro trimestre.Constataram-se fragilidades no acompanhamento gestacional e oferta não oportuna do rastreamento, indicando a necessidade de investimento em estratégias de promoção e educação em saúde para combater o problema.

Palavras-chave : Sífilis; Gravidez; Programa de Rastreamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License