SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número1Análise do rastreamento oportuno da sífilis no pré-natal de baixo risco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SOTTORIVA, Leticia  e  SOUZA, Fernanda Pasquoto de. Psicologia e o cuidado hospitalar: explorando as subjetividades no território da alta complexidade. Aletheia [online]. 2020, vol.53, n.1, pp. 146-152. ISSN 1413-0394.

Este relato de experiência busca expressar alguns aspectos do trabalho da Psicologia em um hospital que resultaram da vivência como residente multiprofissional em uma unidade de internação adulto. O objetivo deste trabalho foi provocar uma reflexão entre as possibilidades e limites encontrados no trabalho vivo na área da saúde que ocorre nos territórios da alta complexidade. Para tanto, trago neste artigo um pouco do vivido nesta instituição, referenciando algumas falas que cruzaram este caminho durante os atendimentos realizados. Utilizo, dessa forma, como metodologia, o diário de campo, através de minhas narrativas e destaco alguns fragmentos de diálogos que ocorreram a partir das percepções, encontros e movimentos, permitindo vislumbrar a indissociabilidade entre trabalho em saúde e a dimensão subjetiva presente nos atos produtivos do cuidado.

Palavras-chave : Psicologia; Cuidado hospitalar; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License