SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue2Cardiovascular risk stratification in wheelchair basketball playersAscertaining the ways of home psychotherapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

ARANOVICH, Cinthia  and  KRIEGER, Maria da Graça Taffarel. Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde: Percepções de médicos da Estratégia de Saúde da Família sobre o tema na prática. Aletheia [online]. 2020, vol.53, n.2, pp. 38-50. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/10.29327/226091.53.2-3.

O presente Trabalho de Conclusão de Residência multidisciplinar em Saúdepossui o objetivode conhecer a percepção e a prática de profissionais médicos, atuantes na Estratégia de Saúde da Família (ESF), no que concerne aos Cuidados Paliativos (CP) na Atenção Primária à Saúde (APS). Os seis profissionaisdesta amostra estão vinculados aESF de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada em Canoas/RS.Oestudo possuimetodologia de natureza qualitativa e abordagem descritiva. Oreferencial teórico utiliza-se deáreas dapsicologia da saúde, medicina paliativa, e do Sistema Único de Saúde (SUS). Os resultados apontamparanecessidade de incluir nas práticas de CPdimensões subjetivasno cuidado e a interdisciplinaridade como método de trabalho.Ademais, identificaram-se lacunas referentes acapacitações e formações especificas em CP,sobrecarga de trabalho e insatisfação profissional. Essa pesquisa pretende ampliar a discussão dos muitos desafios éticos a serem vencidos na APS,referente aos CP.

Keywords : Cuidados Paliativos (CP); Atenção Primária à Saúde (APS); Sistema Único de Saúde (SUS).

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License