SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número2Estratificação do risco cardiovascular em cadeirantes jogadores de basquetebolAveriguando os caminhos da psicoterapia domiciliar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

ARANOVICH, Cinthia  e  KRIEGER, Maria da Graça Taffarel. Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde: Percepções de médicos da Estratégia de Saúde da Família sobre o tema na prática. Aletheia [online]. 2020, vol.53, n.2, pp. 38-50. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/10.29327/226091.53.2-3.

O presente Trabalho de Conclusão de Residência multidisciplinar em Saúdepossui o objetivode conhecer a percepção e a prática de profissionais médicos, atuantes na Estratégia de Saúde da Família (ESF), no que concerne aos Cuidados Paliativos (CP) na Atenção Primária à Saúde (APS). Os seis profissionaisdesta amostra estão vinculados aESF de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada em Canoas/RS.Oestudo possuimetodologia de natureza qualitativa e abordagem descritiva. Oreferencial teórico utiliza-se deáreas dapsicologia da saúde, medicina paliativa, e do Sistema Único de Saúde (SUS). Os resultados apontamparanecessidade de incluir nas práticas de CPdimensões subjetivasno cuidado e a interdisciplinaridade como método de trabalho.Ademais, identificaram-se lacunas referentes acapacitações e formações especificas em CP,sobrecarga de trabalho e insatisfação profissional. Essa pesquisa pretende ampliar a discussão dos muitos desafios éticos a serem vencidos na APS,referente aos CP.

Palavras-chave : Cuidados Paliativos (CP); Atenção Primária à Saúde (APS); Sistema Único de Saúde (SUS).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License