SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue2Ascertaining the ways of home psychotherapyThe Motivation of Undergraduates in Physical Education for Participating in Theoretical Training and Tutoring author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

BRUN, Luciana Gisele  and  MONTEIRO, Janine Kieling. Preditores de Depressão em Docentes do Ensino Privado: a study in the private sector. Aletheia [online]. 2020, vol.53, n.2, pp. 63-76. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/10.29327/226091.53.2-5.

Professores são acometidos por depressão acima da média populacional. Este estudo buscou identificar quais fatores do contexto trabalho e vivências de prazer e sofrimento no trabalho são preditivos de depressão em professores do ensino privado do Rio Grande do Sul. Realizou-se uma pesquisa quantitativa explicativa com uma amostra de 197 professores com sintomas de depressão de todos os níveis de ensino privado. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho, a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho e o Inventário Beck de Depressão. A coleta de dados foi realizada, inicialmente, online e depois por Correio. Foi realizada análise de regressão linear por método stepwise. Como resultados, identificou-se que as variáveis preditoras de depressão foram: esgotamento emocional e realização socioprofissional. Considerou-se que as vivências de frustração, insegurança e estresse contribuem diretamente para a falta de identificação e de orgulho pelo trabalho docente.

Keywords : depressão; professores; setor privado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License