SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número2Averiguando os caminhos da psicoterapia domiciliarMotivação de graduandos em Educação Física para capacitação e tutoria em natação adaptada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BRUN, Luciana Gisele  e  MONTEIRO, Janine Kieling. Preditores de Depressão em Docentes do Ensino Privado: a study in the private sector. Aletheia [online]. 2020, vol.53, n.2, pp. 63-76. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/10.29327/226091.53.2-5.

Professores são acometidos por depressão acima da média populacional. Este estudo buscou identificar quais fatores do contexto trabalho e vivências de prazer e sofrimento no trabalho são preditivos de depressão em professores do ensino privado do Rio Grande do Sul. Realizou-se uma pesquisa quantitativa explicativa com uma amostra de 197 professores com sintomas de depressão de todos os níveis de ensino privado. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho, a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho e o Inventário Beck de Depressão. A coleta de dados foi realizada, inicialmente, online e depois por Correio. Foi realizada análise de regressão linear por método stepwise. Como resultados, identificou-se que as variáveis preditoras de depressão foram: esgotamento emocional e realização socioprofissional. Considerou-se que as vivências de frustração, insegurança e estresse contribuem diretamente para a falta de identificação e de orgulho pelo trabalho docente.

Palavras-chave : depressão; professores; setor privado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License