SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue2Depression and teachingSociodemographic, judicial profile and experiences in the family of origin of men serving time for rape of the vulnerable author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

SCHULLER, Juliana Aparecida de Paula et al. Motivação de graduandos em Educação Física para capacitação e tutoria em natação adaptada. Aletheia [online]. 2020, vol.53, n.2, pp. 77-89. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/10.29327/226091.53.2-6.

Uma das abordagens que estuda o construto da motivação é a teoria da autodeterminação, que discrimina diferentes estilos motivacionais: desmotivação, motivação extrínseca e motivação intrínseca. Este estudo objetivou identificar motivações de acadêmicos de um curso de Educação Física do estado São Paulo, Brasil, para participarem de uma capacitação em natação para pessoas com deficiência físicas, bem como a motivação para atuação como tutores desse mesmo grupo. Trata-se de um estudo qualitativo realizado por meio de entrevistas semiestruturadas. Participaram 20 acadêmicos do curso de Educação Física, divididos em: capacitação teórica - CT e capacitação teórica associada a tutoria em natação adaptada-CTP. Após análise, as seguintes categorias e subcategorias foram estabelecidas: motivação extrínseca (objetivos ou ganhos futuros; decorrente de fatores externos e vinculada à recompensa ou punição) e desmotivação (sentimentos e percepções). Conclui-se que os principais fatores que motivaram os acadêmicos estiveram vinculados à motivação extrínseca.

Keywords : Motivação; Educação Física; Pessoas com Deficiência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License