SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número2Preditores de Depressão em Docentes do Ensino Privado: a study in the private sectorPerfil sociodemográfico, judicial e experiências na família de origem de homens que cumprem pena por estupro de vulnerável índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SCHULLER, Juliana Aparecida de Paula et al. Motivação de graduandos em Educação Física para capacitação e tutoria em natação adaptada. Aletheia [online]. 2020, vol.53, n.2, pp. 77-89. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/10.29327/226091.53.2-6.

Uma das abordagens que estuda o construto da motivação é a teoria da autodeterminação, que discrimina diferentes estilos motivacionais: desmotivação, motivação extrínseca e motivação intrínseca. Este estudo objetivou identificar motivações de acadêmicos de um curso de Educação Física do estado São Paulo, Brasil, para participarem de uma capacitação em natação para pessoas com deficiência físicas, bem como a motivação para atuação como tutores desse mesmo grupo. Trata-se de um estudo qualitativo realizado por meio de entrevistas semiestruturadas. Participaram 20 acadêmicos do curso de Educação Física, divididos em: capacitação teórica - CT e capacitação teórica associada a tutoria em natação adaptada-CTP. Após análise, as seguintes categorias e subcategorias foram estabelecidas: motivação extrínseca (objetivos ou ganhos futuros; decorrente de fatores externos e vinculada à recompensa ou punição) e desmotivação (sentimentos e percepções). Conclui-se que os principais fatores que motivaram os acadêmicos estiveram vinculados à motivação extrínseca.

Palavras-chave : Motivação; Educação Física; Pessoas com Deficiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License