SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número2Motivação de graduandos em Educação Física para capacitação e tutoria em natação adaptadaLegislações e políticas de saúde na redução de vulnerabilidades e uso de drogas: Desafios a vencer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MARAFIGA, Caroline Velasquez  e  FALCKE, Denise. Perfil sociodemográfico, judicial e experiências na família de origem de homens que cumprem pena por estupro de vulnerável. Aletheia [online]. 2020, vol.53, n.2, pp. 90-105. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/10.29327/226091.53.2-8.

Pesquisas com vitimizadores sexuais infantis são escassas, especialmente em contexto nacional. Objetivou-se descrever o perfil sociodemográfico, judicial e as experiências na família de origem de homens condenados pelo crime de estupro de vulnerável. Trata-se de um estudo transversal descritivo, realizado com 49 homens em cumprimento de pena. Foi realizado levantamento documental dos processos judiciais e aplicação de questionário de dados sociodemográficos e judiciais, além do Family Background Questionnaire. Análises estatísticas descritivas e inferenciais revelaram predomínio de vitimizadores solteiros (53,1%), mas com filhos (82,2%). Somente 6,1% tinham diagnóstico de transtorno pedofílico. Os crimes ocorreram preponderantemente em contexto intrafamiliar (54,5%) e com vítimas do sexo feminino (74,3%). Mais de 30% revelaram contato sexual indesejado ao longo da vida. Os vitimizadores de contextos extrafamiliares vivenciaram significativamente mais negligência na família de origem (M=22,71) do que os intrafamiliares (M=14,66). Ressalta-se a necessidade de novos estudos para compreender com mais abrangência o perfil desta população.

Palavras-chave : Abuso sexual infantil; família de origem; estupro de vulnerável.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License