SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número2Legislações e políticas de saúde na redução de vulnerabilidades e uso de drogas: Desafios a vencer"Barraca do tinder": um relato de experiência sobre a prevenção às IST/HIV junto ao público universitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

LEINDECKER, Cassiana Regina; BENNEMANN, Rose Mari  e  MACUCH, Regiane da Silva. Idoso no Brasil: agressões, políticas e programas públicos - revisão de literatura. Aletheia [online]. 2020, vol.53, n.2, pp. 116-129. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/10.29327/226091.53.2-9.

Estudo sobre violência contra o idoso. Método: revisão sistemática de literatura nas bases de dados PubMed e Scielo a partir de artigos completos publicados entre os anos 2014 e 2018, em língua portuguesa e inglesa. Os descritores utilizados para pesquisa foram "violência", "idoso" e "maus-tratos"no título e/ou resumo. Resultados: Dos 138 artigos encontrados, 17 atenderam aos critérios de inclusão. Após a leitura na integra, evidenciou-se que o principal agressor é um membro da família do idoso e que os tipos de violências são variados, dificultando a identificação dos casos. Também ficou evidenciado que o aliado fundamental na identificação e combate à violência é o profissional da saúde. Conclusões. Envelhecer com qualidade de vida tem sido um desafio para os indivíduos e sociedade ainda em função dos altos índices de violências contra o idoso.

Palavras-chave : Políticas públicas; violência; idoso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License