SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue2Elderly in Brazil: aggressions, policies and public programs - literature reviewHumanizing signs between psychology and nursing: intervention report in a neonatal intensive care center author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

PELLA, Lucas Monteiro; COGOGRZEBIELUCKA, Aline; SANTO, Amanda Dal  and  ZAMBENEDETTI, Gustavo. "Barraca do tinder": um relato de experiência sobre a prevenção às IST/HIV junto ao público universitário. Aletheia [online]. 2020, vol.53, n.2, pp. 130-141. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/10.29327/226091.53.2-10.

Trata-se de um relato de experiência sobre o projeto "Prevenção: é um prazer falar sobre isso", com o objetivo de fomentar ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com o público universitário. Pautadas na abordagem da educação entre pares, foram realizadas 6 oficinas com universitárias dos cursos de saúde, culminando na produção de uma intervenção denominada Barraca do Tinder. A intervenção foi realizada numa universidade pública paranaense e visava expandir o alcance do projeto, produzindo discussão sobre sexualidade, vulnerabilidade e prevenção através de abordagem participativa e lúdica junto ao público universitário. Discutimos os resultados do projeto, destacando o imaginário acerca da Aids, a vulnerabilidade relacionada a populações específicas, a efetividade da metodologia da educação entre pares e do uso de cenas sexuais como dispositivos de prevenção.

Keywords : Prevenção; Infecções Sexualmente Transmissíveis; vulnerabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License