SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número2"Barraca do tinder": um relato de experiência sobre a prevenção às IST/HIV junto ao público universitárioResidência integrada multiprofissional em saúde do adulto e do idoso: um ano de formação de enfermeiras em atenção hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

KOLACHI, Sara Helen; BECKER, Ana Paula Sesti  e  CREPALDI, Maria Aparecida. Humanizando sentidos entre a psicologia e a enfermagem: relato de intervenção em uma U.T.I . Aletheia [online]. 2020, vol.53, n.2, pp. 142-153. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/10.29327/226091.53.2-11.

O relato de experiência teve como objetivo desenvolver práticas de humanização que promovam a saúde na equipe de Enfermagem de uma UTI Neonatal em um hospital catarinense. Participaram da atividade, sete profissionais; destes, três eram enfermeiros(as) e quatro eram técnicas de Enfermagem. Realizaram-se encontros semanais com duração de uma hora, cujo método estruturou-se em três módulos denominados: Módulo 1: Autocuidado; Módulo 2: Trabalho em Equipe e Módulo 3: Processos reflexivos. Para o alcance dos objetivos estabeleceram-se técnicas de dinâmicas de grupo e rodas de conversa. Os resultados possibilitaram novas reflexões sobre o autoconhecimento, troca de saberes entre os profissionais, bem como estratégias de resolução de conflitos. Sugere-se a continuidade de intervenções que preconizem a humanização, não somente nesse contexto, mas em diversos serviços de assistência à saúde.

Palavras-chave : Humanização; Práticas de saúde; Intervenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License