SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue2Humanizing signs between psychology and nursing: intervention report in a neonatal intensive care centerWork psychology in social assistance: analysis from a focus group author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

STEIN, Fernanda Schommer et al. Residência integrada multiprofissional em saúde do adulto e do idoso: um ano de formação de enfermeiras em atenção hospitalar. Aletheia [online]. 2020, vol.53, n.2, pp. 154-164. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/10.29327/226091.53.2-12.

Residências Integradas Multiprofissionais em Saúde são programas de pós-graduação caracterizados por ensino em serviço. A ULBRA oferece o programa com ênfase em Saúde do Adulto e do Idoso e Saúde Comunitária. Objetiva-se descrever as atividades realizadas em ambiente hospitalar por enfermeiras. Trata-se de um relato de experiência de enfermeiras residentes em relação ao primeiro ano de formação especializada. O primeiro ano de residência abrangeu atividades em unidades de internação, centro cirúrgico e unidade de tratamento intensivo. Diversas foram as atividades desenvolvidas pelas residentes, abrangendo aperfeiçoamento técnico, produção de conhecimento científico e atuação em gestão e gerenciamento. A presença de tutores e preceptores é fundamental no sentido de discutir, orientar e facilitar a inserção e o desenvolvimento profissional do residente. O programa de residência permitiu aperfeiçoar habilidades nos três campos de atuação da categoria: assistência, gerenciamento e pesquisa.

Keywords : Enfermagem; Especialização; Internato não Médico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License