SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número2Residência integrada multiprofissional em saúde do adulto e do idoso: um ano de formação de enfermeiras em atenção hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SANCHES, Natália; MARTINS, Tayná Ceccon  e  SILVA, Rafael Bianchi. O trabalho da psicologia na assistência social: análises a partir de um grupo focal. Aletheia [online]. 2020, vol.53, n.2, pp. 165-178. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/10.29327/226091.53.2-13.

O objetivo desse artigo é analisar o trabalho e a formação em Psicologia para atuação no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município de Londrina-PR a partir do relato de experiência de formação continuada realizada com um grupo de profissionais que atuam na política. Para a realização das oficinas, utilizou-se a modalidade de grupo focal além de diferentes instrumentos de coleta de dados. A partir de falas e produções escritas ao longo de um grupo de formação, foi realizada análise dos núcleos de significação apresentados pelos participantes. Os resultados demonstraram que existem saberes e práticas que são próprios aos psicólogos no trabalho social, porém a ausência de espaços formativos corrobora para insegurança desse profissional no cotidiano do trabalho. Como conclusão, há a necessidade de operacionalizar conceitos disseminados amplamente pelo saber psicológico para que possam dar subsídios ao trabalho da categoria no contexto da Política Nacional de Assistência Social.

Palavras-chave : Psicologia; Formação do psicólogo; Assistência social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License