SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número1Avaliação da eficiência de ilhas flutuantes com plantas para a melhoria da qualidade hídrica de ecossistemas aquáticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

HENRIQUES, Margarida Rangel; VIEIRA, André Guirland  e  GEDRAT, Dóris Cristina. Construção e re-construção da identidade nas histórias de vida de adotados. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.1, pp. 06-15. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.1-1.

RESUMO O objetivo deste estudo é identificar como a adoção aparece nas histórias de vida de indivíduos adotados e como eles normalizam suas experiências relacionadas à adoção. Focaliza-se a re-historiação do "eu" na narrativa e considera-se que o seu final é determinado por quem constrói a narrativa, não por eventos relatados cronologicamente. Os dados provêm das narrativas de dois indivíduos adotados, transcritas segundo convenções utilizadas na Análise da Conversa Etnometodológica, nas quais se destaca a presença dos eventos relacionados à adoção na re-historiação dos pesquisados e na constituição de seus "eus" parciais, considerando também as características rítmicas e outras propriedades da fala em interação. Foi possível constatar que o final da história influencia na maneira como a narrativa é construída e como as experiências de adoção aparecem nas narrativas, com maior ou menor grau de normalização a elas atribuído.

Palavras-chave : Narrativa; Identidade; Adoção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License