SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue1Identity construction and re-construction in life stories of adopted individualsUse of proportional assist ventilation and pressure support ventilation in weaning of patients tracheostomized author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

KREBS, Vinícius; OLIVEIRA, Renata Farias  and  SCHRODER, Nádia Teresinha. Avaliação da eficiência de ilhas flutuantes com plantas para a melhoria da qualidade hídrica de ecossistemas aquáticos. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.1, pp. 16-27. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.1-2.

RESUMO A utilização da água sempre foi vital para a sobrevivência humana, mas com suas ações surgiram os impactos aos ecossistemas comprometendo a qualidade. O ecossistema aquático tem sido prejudicado por isso, principalmente, pelo descarte inadequado de efluentes não tratados. Este trabalho visou avaliar a eficiência de ilhas flutuantes com plantas, a fim de observar a melhoria da qualidade hídrica de ecossistemas aquáticos. Para isso foi analisado o comportamento das macrófitas nas ilhas flutuantes, por meio de experimento controlado. A ilha se mostrou eficiente e resistente e pode ser utilizada para a remoção de macronutrientes. A eficiência na remoção foi cerca de 25% de fosfato e fósforo total, em um período de análise de 60 dias. Isso indica que com um período maior de análises, o resultado de remoção poderá ser maior, bem como a densidade de biomassa para o povoamento da ilha e a sua aplicação em corpos hídricos comprometidos.

Keywords : eficiência; ilhas flutuantes com plantas; qualidade hídrica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License