SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número1Construção e re-construção da identidade nas histórias de vida de adotadosUso da ventilação proporcional assistida e pressão de suporte ventilatório no desmame de pacientes traqueostomizados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

KREBS, Vinícius; OLIVEIRA, Renata Farias  e  SCHRODER, Nádia Teresinha. Avaliação da eficiência de ilhas flutuantes com plantas para a melhoria da qualidade hídrica de ecossistemas aquáticos. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.1, pp. 16-27. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.1-2.

RESUMO A utilização da água sempre foi vital para a sobrevivência humana, mas com suas ações surgiram os impactos aos ecossistemas comprometendo a qualidade. O ecossistema aquático tem sido prejudicado por isso, principalmente, pelo descarte inadequado de efluentes não tratados. Este trabalho visou avaliar a eficiência de ilhas flutuantes com plantas, a fim de observar a melhoria da qualidade hídrica de ecossistemas aquáticos. Para isso foi analisado o comportamento das macrófitas nas ilhas flutuantes, por meio de experimento controlado. A ilha se mostrou eficiente e resistente e pode ser utilizada para a remoção de macronutrientes. A eficiência na remoção foi cerca de 25% de fosfato e fósforo total, em um período de análise de 60 dias. Isso indica que com um período maior de análises, o resultado de remoção poderá ser maior, bem como a densidade de biomassa para o povoamento da ilha e a sua aplicação em corpos hídricos comprometidos.

Palavras-chave : eficiência; ilhas flutuantes com plantas; qualidade hídrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License